CASES

Categoria

História de Destaque

Empresa

Estante Mágica

Resumo do Case:

Livro em braille - Leitura, um bem acessível a todos! <3

A Estante Mágica é uma plataforma de projetos pedagógicos inovadores para escolas, tendo como resultado final a publicação de livros escritos e ilustrados pelas crianças em sala de aula. Temos como grande objetivo, desenvolver a capacidade plena de leitura e escrita entre crianças de todo o mundo para que sejam protagonistas de suas próprias histórias, transformando cada uma delas em autores de livros reais. Com isso, acreditamos que ser parceiro das escolas em termos pedagógicos e auxiliando na capacitação dos professores podemos alcançar nosso objetivo.

O projeto integra toda a comunidade - escola, responsáveis e crianças.E sabemos que este é um dos desafios mais complexos - fazer dos responsáveis uma grande parte disso!

Não escolhemos fazer o que fazemos porque é fácil, mas porque acreditamos que unidos pelo desejo de transformação ainda há muito o que se realizar para ajudar no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e assim, construir um mundo melhor.

O projeto pode ser aplicada desde a Educação Infantil às séries do Ensino Fundamental I. Na Educação Infantil as crianças se juntam e criam histórias coletivas dentro da dinâmica pedagógica em sala de aula. No Fundamental I, os autores escrevem individualmente soltando a imaginação e criando histórias surpreendentes.

Já impactamos mais de 200 mil crianças e mais de 2 mil escolas, em mais de 600 municípios de todos os estados do Brasil.

No entanto, o nosso grande diferencial está no nosso time. Não temos gênios, temos uma trupe composta por pessoas felizes, com ideias e propósitos muito sólidos - encantar pessoas e transformar o mundo através da educação. Fazer dos nossos clientes pessoas felizes e encantadas é a regra número um por aqui. O nosso mantra é ENCANTAR, somos seres incansáveis para garantir que a experiência seja incrível e na superação das expectativas dos nossos clientes.

Os nossos valores são fortes e o valor "Encantamento" é o rege a existência da Estante Mágica. Somos neuróticos com a excelência no atendimento e estamos sempre buscando oportunidades de proporcionar uma experiência ímpar a cada momento. Aqui fazemos amigos a cada parceria com as escolas e com cada responsável que entra em contato com o time dos Heróis Mágicos. Nos importamos de verdade com a felicidade de cada um deles e estamos a todo momento gerindo expectativas fazendo com que eles sintam a sua importância e como são especiais para nós. <3

Case: Um belo dia, recebemos um e-mail da auxiliar administrativa, Adriana, do colégio Chave de Davi Escola de Príncipes. No e-mail, ela dizia que tinha um caso especial na escola e que precisava compartilhar com a gente. Se tratava da aluna Isabelli Mizelaque que é uma menina de 3 aninhos, estudante do maternal, que mora com a mamãe que é deficiente visual e mais um grupo de 9 pessoas nessa mesma condição, ou seja, Isa é a única que enxerga na casa onde mora.

Assim que lemos esse e-mail, ligamos para a escola para confirmar se tínhamos entendido a história corretamente. E sim, a história era essa mesmo. Uma criança de 3 anos morando com mais 10 adultos deficientes visuais, sendo ela a única que enxerga.

No mesmo momento, o assunto foi compartilhado com a trupe mágica e todos, imediatamente, já pensavam a mesma coisa: " - precisamos pensar em uma solução para que essa autora tenha a sua obra lida pelos seus familiares no dia de autógrafos, assim como as outras famílias. Vamos fazer a impressão em braille!"

Envolvidos pela emoção uns ligam para umas gráficas aqui, outros ligam para outras gráficas ali. A coisa não era tão simples! Impressão em braile ainda é muito caro, complexo e pouco escalável no Brasil. Portanto, a adaptação de uma obra para impressão de um único exemplar parecia um sonho distante, além disso, precisávamos envolver pessoas para traduzirem a obra para o braille e depois entraria na parte técnica de furar as páginas. Esse processo levaria tempo, e tempo era uma coisa que não tínhamos muito, os livros de todos os autores precisavam chegar na escola dentro do prazo combinado.

Fomos resilientes e acreditamos que entregaríamos um livro em braile para a família da Isa. A nossa inquietude foi mais além porque não seria suficiente entregar apenas a parte escrita traduzida, queríamos o livro produzido integralmente, com todas as páginas escritas, ilustrativas e com a biografia da autora impressa em braille. <3

A equipe se mantinha com o foco em encantar e proporcionar a melhor experiência para a vida dessa família. A escola havia nos enviado um link de uma reportagem que contava a história da Isa e da convivência dela com o grupo em casa. Na reportagem a Isa tinha apenas um aninho. Link da reportagem: https://globoplay.globo.com/v/5754546/

Conseguimos uma parceria que, ao contarmos a nossa proposta associada a história da Isa, se comprometeu a produzir o quanto antes a obra inteirinha traduzida em braille como estávamos sonhando. Nos emocionamos muito, porque estávamos cientes que iríamos deixar um marco muito especial na vida da escola, da família e da pequena Isa. A primeira obra da autora Isabelli Mizelaque será lida pela família no evento que se realizará em 30 de Novembro na escola.

Quando passamos a feliz notícia para a escola, sentimos que nenhum valor pagaria aquele momento e que esse é o nosso grande papel - fazer pessoas felizes, encantadas e promotoras da experiência com a Estante Mágica. O livro ficou incrível! Decidimos enviar como presente da Estante Mágica para a família! =)

A escola havia nos falado que só o livro em braille não agregava valor pedagógico para a Isabelli nessa fase, ela não entenderia que aquele livro, de fato, era o que ela havia produzido. E por cima de uma notícia boa, emendamos com outra notícia boa. O livro colorido da Isa também estava indo no lote da escola para a contemplação de todas as partes.

Tivemos alguns e-mails trocados com a Adriana, os relatos são pequenos mas com muito amor envolvido. ;)

Vejam aqui que graça o livro da Isa produzido em sala de aula: Acessar o livro

Agora os livros já estão em Curitiba a espera de ser autografado pela grande autora!

A Estante Mágica vai além de transformar as crianças em protagonistas de suas histórias, precisamos impactar positivamente a vida de todos que cruzam o nosso caminho. E assim já foi comprovado que a gente só vai longe quando o time se envolve junto para transformar uma situação com o foco na felicidade do próximo.

O livro em braille sempre foi um desafio para nós. A partir dessa história sentimos que chegou o momento de atravessar essa barreira para fazer com que a leitura seja um bem acessível a todos!